A tecnologia está cada vez mais presente na vida das crianças e adolescentes. Estes estão cada vez mais cedo fazendo uso de tais artifícios, seja para se comunicar, divertirem ou servir de suporte para os estudos.
A ciência e a tecnologia são parte essencial do mundo atual. O cotidiano de todos os cidadãos está permeado pela ciência e pela tecnologia. Viver plenamente na realidade atual é estar alfabetizado cientificamente. Assumir-se como cidadão no novo milênio exige o domínio dos conhecimentos e dos processos da ciência e da tecnologia. Cada vez mais têm sido criados espaços para essa alfabetização. Os museus interativos são uma dessas formas, capazes que são de introduzir as crianças desde sua mais tenra idade à ciência, criando, ao mesmo tempo, condições também de atualizar os adultos no mundo científico e tecnológico. Contribuir com a educação científica da população tornando a ciência e a tecnologia melhor conhecidas por meio da organização, manutenção e acompanhamento de exposições, demonstrações, experimentos e exposições itinerantes, é um dos objetivos principais do Museu de Ciências e Tecnologia.
Isso se associa de modo muito estreito com a melhoria da educação científica nas escolas. Ainda que os museus não devam ser vistos como concorrentes da escola, eles podem complementar a educação que aí se efetiva. Constituem um espaço não-formal, capaz de assumir algumas funções educativas que a escola tem tido dificuldade de concretizar.
Contribuir com a educação científica da população tornando a ciência e a tecnologia melhor conhecidas por meio da organização, manutenção e acompanhamento de exposições, demonstrações, experimentos e exposições itinerantes, é um dos objetivos principais do Museu de Ciências e Tecnologia. Isso se associa de modo muito estreito com a melhoria da educação científica nas escolas. Ainda que os museus não devam ser vistos como concorrentes da escola, eles podem complementar a educação que aí se efetiva. Constituem um espaço não-formal, capaz de assumir algumas funções educativas que a escola tem tido dificuldade de concretizar.
Contribuir com a educação científica da população tornando a ciência e a tecnologia melhor conhecidas por meio da organização, manutenção e acompanhamento de exposições, demonstrações, experimentos e exposições itinerantes, é um dos objetivos principais do Museu de Ciências e Tecnologia. Isso se associa de modo muito estreito com a melhoria da educação científica nas escolas. Ainda que os museus não devam ser vistos como concorrentes da escola, eles podem complementar a educação que aí se efetiva. Constituem um espaço não-formal, capaz de assumir algumas funções educativas que a escola tem tido dificuldade de concretizar.
A escola atual necessita educar pela ciência. Isso significa construir a competência formal e política, base da cidadania consciente e participativa. Nesse sentido a ciência necessita ser levada a crianças, jovens e adultos como um processo de aprender a aprender, aprender a solucionar problemas, aprender a questionar a realidade e envolver-se na sua reconstrução. Não é tanto o conhecimento acabado que importa adquirir; é muito mais importante adquirir habilidades de construir o conhecimento, a capacidade de reconstruir permanentemente o já construído. Isto é uma forma de assumir-se como sujeito de suas próprias ações, característica de cidadãos autônomos e participativos.
2 comentários:
Hoje não se tem como evitar o uso da tecnologia na educação. É inviável usar giz e quadro para competir com tecnologia, como computador, vídeo game, telefone celular. nossas crianças vem de casa com domínio de tecnologia que não da mais pras se deixar de lado, imagine você, uma criança que em casa no seu quarto em quanto bate papo com amigos joga, pesquisa, escuta musica, esta por dentro das noticias e ainda tem sua TV ligada ao fundo. essa mesma criança consegue se concentrarem frete a um professor durante 4 horas muitas vezes enchendo um quadro de informações que ela sabe pode obter de outra maneira.
Postar um comentário