terça-feira, 30 de setembro de 2008

Impactos do computador na sociedade


88% - Pessoas que acham que o computador faz parte apenas do mundo dos jovens
76% - Pessoas que acham que o para ser um bom profissional é necessário usar a máquina
89% - Pessoas que acham que o computador traz possibilidades de trabalho e lazer ao mesmo tempo
77% - Pessoas que acham que ter um computador é ter uma máquina de escrever sofisticada
81% - Pessoas que acham que podem gerenciar melhor a própria vida tendo um computador em casa
83% - Pessoas que acham que hoje é tão importante iniciar a criança no mundo da Informática quanto aprender a ler e escrever
55% - Pessoas que acham que o computador interfere mais na forma do que no conteúdo dos trabalhos
86% - Pessoas que acham que o computador foi a maior invenção do século
38% - Pessoas que acham que o computador transforma as pessoas em máquinas
92% - Pessoas que acham que o computador mudou o mundo para melhor
Segundo Pierre Lévy, no livro "Cibercultura", O computador não é mais um centro, e sim um nó, um terminal, um componente da rede universal calculante. Em certo sentido, há apenas um único computador, mas é impossível traçar seus limites, definir seu contorno. É um computador cujo centro está em toda parte e a circunferência em lugar algum, um computador hipertextual, disperso, vivo, fervilhante, inacabado: o ciberespaço em si.
O computador evoluiu em sua capacidade de armazenamento de informações, que é cada vez maior, o que possibilita a todos um acesso cada vez maior a informação. Isto significa que o computador agora representa apenas um ponto de um novo espaço, o ciberespaço. Essas informações contidas em computadores de todo mundo e presentes no ciberespaço, possibilitam aos usuários um acesso a novos mundos, novas culturas, sem a locomoção física. Com todo este armazenamento de textos, imagens, dados, etc.
Houve também uma grande mudança no comportamento empresarial, com uma forte redução de custo e uma descompartimentalização das mesmas. Antes o que era obstante agora é próximo, as máquinas, componentes do ciberespaço, com seus compartimentos de saída, otimizaram o tempo e os custos.

Nenhum comentário: